Empregado ou empreendedor? É possível conciliar?

  • por
Empregado ou empreendedor

Empregado ou empreendedor? Você conseguiria ter um trabalho de carteira assinada e ao mesmo tempo ser um empreendedor?

Isso mesmo, depois de ter um dia de trabalho, ainda conseguiria ter mais uma jornada de trabalho à noite?

Saiba que tem muita gente que faz isso e é possível sim conciliar os dois, sem que você tenha que escolher entre empregado ou empreendedor. 

O que é Empreendedor

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.

O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro.

É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo.

O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.

Empregado ou empreendedor? É possível conciliar?

Muitas pessoas que estão empregadas buscam uma nova forma de ganhar dinheiro, por isso decidem ser empreendedores. Algumas até ficam em dúvida e se perguntam: ser empregado ou empreendedor? 

Confira algumas dicas abaixo que poderão ajudar você no seu novo trabalho como empreendedor. 

Planejamento 

Quando você decide fazer os dois turnos, trabalhar como empregado e empreender ao mesmo tempo, é preciso ter planejamento e flexibilidade para poder trabalhar e não tornar sua dupla jornada uma carga muito pesada. 

A Escolha 

É importante que você planeje o seu negócio, dê preferência a uma atividade que não seja necessário que você esteja presente em tempo integral. Uma dica muito importante é você começar por algo que já esteja em funcionamento, funcionando, e não começar do zero, pois precisaria de muito mais tempo para pôr em prática. Uma franquia pode ser uma excelente escolha, pois ela já vem pronta, basta seguir algumas regras. 

Seja Transparente 

Ser transparente e verdadeiro com seu chefe é uma excelente decisão, pois alguns chefes podem achar que você esconde algo e ficar uma péssima impressão. Quando você fala da sua vontade de empreender, mas que mesmo assim, não vai deixar de desempenhar seu trabalho na empresa com empenho e muito comprometimento. Isso vai mostrar que você, acima de tudo, é profissional, que tem muita coragem, é maduro e muito responsável. Está sempre pensando em seu crescimento profissional. 

Não misture os trabalhos 

Nunca misture seu empreendimento com o trabalho fixo, lembre-se que um pode auxiliar o outro, mas não devem se conflitar. Caso tenha entrado no mesmo segmento que trabalha, nunca ofereça seus produtos aos clientes da empresa onde trabalha, pois isso é antiético e uma péssima atitude. No entanto, se a área for a mesma, faça uma proposta de parceria com seu chefe.

Cuidado com o dinheiro 

Para que você não misture o caixa é preciso abrir uma conta só da empresa, pois dessa forma você poderá saber o que entra de cada uma delas, principalmente do seu negócio novo. 

Relacionamento 

Não se sinta superior aos seus colegas de serviço, se o seu negócio novo estiver indo muito bem. Não despreze os seus colegas, pois nunca se sabe o que vai vir no dia de amanhã, pois talvez você possa precisar deles. 

Não esqueça que você tem uma vida social 

Com mais um turno de trabalho, é lógico que seu tempo será menor para se divertir com colegas de trabalho e a família, porém, o seu tempo pode ser administrado. Não permita que sua vida social seja prejudicada. Tenha um equilíbrio entre os dois trabalhos e a sua vida particular.

Leia Também:

Deixe um comentário