Gestão de tempo: o que é e como colocar em prática

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Você já deve ter passado ou passa por essa situação, de achar que o seu tempo é curto para fazer tudo que necessita no dia a dia. Por isso é tão importante ter uma boa gestão de tempo.

Isso mesmo, saber aproveitar o seu tempo da melhor forma possível traz inúmeros benefícios para sua vida profissional e pessoal. Quando o tempo não é gerenciado como deveria traz muitos problemas, que podem ser graves.

De acordo com pesquisa realizada pelo International Stress Management Association Brasil, cerca de 60% da população brasileira tem problemas com o excesso de trabalho ao longo do dia.

A mesma pesquisa também revelou que o Brasil está em segundo lugar como o país mais estressado do mundo. E uma das causas de tanto estresse é a falta de tempo.

O que é gestão de tempo e como colocar em prática

A gestão de tempo é uma série de técnicas que são usadas para aprimorar a execução de trabalhos, de maneira que a produção e a qualidade sejam mantidas.

O gerenciamento do tempo, portanto, é a adoção de uma série de ferramentas e ações que auxiliam na execução de tarefas e projetos, dentro dos prazos solicitados e com resultados excelentes.

Como fazer gestão de tempo como empreendedor

Uma gestão de tempo é fundamental para gerenciar as atividades do dia a dia e obter resultados satisfatórios. Confira algumas dicas fundamentais que poderão ajudar muito a organizar seu tempo como empreendedor.

1. Planejamento

O primeiro passo é você ter um planejamento, pois sem ele você poderá assumir muito mais afazeres do que poderia abraçar.

Por outro lado, quando você tem um planejamento pode aumentar a sua produtividade e conseguir resultados excelentes.

Portanto, coloque em uma planilha todas as atividades que deseja fazer, listando as com mais prioridade. Dessa forma você poderá marcar as que já foram realizadas, as que estão em atraso e as que são mais urgentes. Além de marcar as tarefas é fundamental, em sua empresa, manter os prazos.

2. Definição de metas

As metas são muito importantes, para que você se mantenha sempre motivado. As metas contribuem para que mantenha o foco e, quando as metas são alcançadas, elas dão a sensação de dever cumprido.

3. Prazos

Você precisa ter datas e horários para cumprir as suas tarefas como empreendedor. Um dos erros mais comuns, está em propor tempos errados para cumprir as tarefas. Você deve ficar atento para o tempo que leva para executar as tarefas rotineiras, e as que são novas, é importante fazer uma previsão baseada em tarefas semelhantes que já tenham sido feitas.

Portanto, é muito importante fazer uma projeção com margem de segurança para não ter problemas.

Se acabar a tarefa antes do prazo previsto, poderá iniciar outra tarefa e adiantar o serviço podendo assumir o controle do tempo e não ficar como refém dele.

4. Agendamento

Se você é daqueles empreendedores que confiam na memória, saiba que ela pode falhar e não dá para confiar na sorte. Por isso é importante anotar tudo e uma excelente ferramenta para auxiliar nessa tarefa é o Google Agenda. Você poderá colocar alertas para auxiliar a lembrar das tarefas.

5. Priorize as tarefas

Na maioria das vezes, 24 horas é pouco para tantas tarefas delegadas no dia a dia, certo? Nessa hora o grande segredo é priorizar as tarefas mais urgentes e por ordem de importância. Comece fazendo as mais urgentes e depois as mais importantes.

Você também poderá delegar tarefas, dividir as prioridades, vai ajudar a não sobrecarregar o seu tempo, de forma que poderá realizar outras tarefas.

Com as dicas acima você poderá organizar melhor seu tempo e produzir muito mais na sua empresa.

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