Prospecção de clientes: 10 dicas essenciais

Prospecção de clientes: 10 dicas essenciais

A prospecção de clientes é de extrema importância para as empresas, pois é através dela que as vendas são feitas. E você, sabe como prospectar clientes de forma correta?

Aqui neste artigo vamos dar 10 dicas muito importantes para você fazer a prospecção de clientes da sua empresa.

O que é prospecção de clientes?

Quando o assunto é vendas, a prospecção é um desenvolvimento de vendas estruturado, que tem como objetivo aproximar a empresa do seu público alvo, preparar para fazer a melhor abordagem e ganhar o cliente.

Para que esse processo tenha bons resultados, é necessário definir o perfil do cliente que deseja atrair. Depois é preciso identificar aqueles clientes que realmente se interessam pelo seu produto, ou serviço que você está disponibilizando.

Quando você investe em prospecção de clientes consegue obter excelente resultado, pois consegue fechar novas vendas, bem como atrair novos clientes que vão comprar também. Confira as dicas que selecionamos abaixo:

1ª dica – Planejamento

Quando você tem um bom planejamento, tudo funciona de forma positiva. Você precisa planejar e definir as estratégias que você vai usar para a pré-venda.

2ª dica – Ponha mão na massa

Isso mesmo, depois que você definir o planejamento, não pare mais, tenha uma pessoa da sua empresa, que vá fazer a continuação do projeto. Essa pessoa irá trabalhar apenas na prospecção de clientes.

3ª dica – Conheça bem seu mercado

Faça uma pesquisa para conhecer seu nicho de atuação e os concorrentes, pois pode ser uma estratégia para estar um passo á frente. Dessa forma você poderá conhecer seu ICP (Perfil de Cliente Ideal) e não estará depositando seu tempo em oferecer a LEADs que não comprarão seu produto ou serviços.

4ª dica – Tipos de abordagens

Depois de saber quais pessoas ou clientes você vai prospectar, é hora de escolher a melhor forma de fazer essa abordagem. Veja abaixo algumas das mais importantes que selecionamos:

  • Automatização de leads;
  • cold e-mail;
  • Cadência de e-mails;
  • cold calling 1.0 e 2.0;
  • Spin Selling.

É importante adequar a melhor forma de abordar seu cliente para que a negociação possa fluir e chegar ao fechamento do negócio.

5ª dica – Use a tecnologia ao seu favor

Use as redes sociais para prospecção de clientes, pois elas são peças fundamentais para divulgação e crescimento dos negócios. São muitas ferramentas tecnológicas que poderão ser utilizadas para tornar o serviço mais fácil e deixará a empresa mais organizada com maior controle de resultados.

6ª dica – Tempo é dinheiro

Se você tem uma boa organização e foco na prospecção de clientes, com certeza a pré-venda estará garantida.

7ª dica – Deixe o próximo passo a ser tomado, bem claro

Para uma pré-venda garantida é importante, nunca deixar seu cliente esperando, ou com dúvidas, pois ele precisa sentir confiança, desde o início até o final e saber que a empresa possui pessoal especializado que estará sempre pronto a tirar todas as suas dúvidas e ajudar no que precisar.

8ª dica – Insistir ou desistir?

Saiba, que você não deve desistir na primeira tentativa, mesmo que o cliente não se mostre tão interessado no momento, pois pode ser que ele não esteja numa boa, naquele instante. Insistir faz parte para ganhar um cliente, mas precisa ser com cautela para que o cliente não se sinta sufocado. Mas vai mostrar que você se interessa por ele e que entende o que está passando.

9ª dica – Rapidez e cadência na prospecção

Se você demora muito para fazer contato pela segunda ou terceira vez com o Lead, com certeza ele não vai lembrar do que se trata, e pode até perder o interesse. Ligue para o Lead, mande e-mail, mas não perca a oportunidade de se mostrar presente.

10ª dica – Escolha o momento certo

Para saber qual é o melhor momento para fazer uma abordagem ao seu cliente, analise a sua jornada de compra. O cliente que está conhecendo a empresa, pode precisar de um tempo maior para poder adquirir confiança na empresa, antes de fechar o negócio.

Para aqueles que já conhecem a empresa, envie postagens de mensagens para que possam gerar mais oportunidades de vendas.

Após conferir as dicas valiosas que deixamos aqui é hora de começar a agir e botar o plano em prática.

Leia Também:

Deixe um comentário